quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mural permanente homenageia escritores de Bento Gonçalves

Integrando as ações da 28ª Feira do Livro, que tem na valorização dos talentos locais uma de suas maiores marcas, foi apresentado ao público nesta quarta-feira, dia 12, o Mural Permanente dos Escritores de Bento Gonçalves. São painéis contendo foto, biografia e bibliografia de setenta e dois escritores, que permanecerão em exposição no Salão Nobre até o encerramento da feira, no dia 22 de setembro. Após, a mostra irá para a Fundação Casa das Artes, onde permanecerá por tempo indeterminado. “Até o final da feira, com os livros que serão lançados, chegaremos a 110 escritores em Bento Gonçalves, o que significa uma média de um escritor para cada mil habitantes”, destacou o secretário de Cultura, Jovino Nolasco de Souza.


O levantamento dos dados foi realizado pela Comissão Organizadora, composta por Antônio Carlos Koff, Ademir Antônio Bacca, Haidê Vieira Pigatto, Jacob Armando Selbach, Ietive Fianco D’Arrigo e presidida pelo secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco de Souza. A abertura da mostra contou com a participação de alguns dos escritores homenageados. “Este momento é uma grande arrancada para a cultura, e Deus queira que dure para sempre”, salientou Koff, representando a comissão organizadora.

                                     
O sentimento de gratidão pelo reconhecimento foi ressaltado durante os pronunciamentos dos escritores. “Bento Gonçalves dá um enorme passo em direção à valorização do ato de ler e escrever”, ressaltou, Fabiane Sassi Caio, em nome dos escritores residentes no município.

                                     

Dentro da política de democratização e popularização das ações culturais, criar o Projeto Semeador foi uma das primeiras ações da Secretaria Municipal da Cultura em consonância com a Fundação Casa das Artes. O projeto visa valorizar, promover e divulgar os talentos artísticos e culturais de Bento Gonçalves, resgatando sua história e folclore. “Os jovens governantes de hoje estão começando a valorizar os que fizeram história”, destacou Zélia Helena Dendena Sampaio, representando os escritores bento-gonçalvenses morando em outros lugares do país e do mundo.

                                          

A pesquisa levou em consideração quatro critérios: escritores nascidos e residentes em Bento Gonçalves, escritores nascidos em Bento Gonçalves, mas não residentes no município, escritores residentes há mais de dez anos em Bento Gonçalves e escritores falecidos. A pesquisa e o recolhimento de dados de outros escritores continuam e serão apresentados na próxima Feira do Livro de Bento Gonçalves.


Foto: Gustavo Bottega

Nenhum comentário:

Postar um comentário