segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Feira do Livro encerra com aprovação do público

A 28ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves (RS) encerrou neste domingo, 22, depois de doze dias de intensa programação. A edição deste ano contou com mudanças essenciais para o evento, como a realização da Feira na Via Del Vino, principal via de circulação e convivência do centro da cidade, o que agradou a todos. Livreiros, comerciantes do centro, público em geral e organizadores são unânimes em afirmar que a realização da Feira no local contribuiu para o sucesso do evento.

No total foram 17.435 livros vendidos. A Secretaria Municipal de Cultura estima que 54 mil pessoas circularam pela feira entre os passantes e as crianças das escolas municipais, estaduais e particulares. Entre as atrações, o lançamento de 16 livros de autores locais e visitantes e 55 apresentações artísticas e shows acústicos.


Sobre a presença do público a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, Eunice Pigozzo afirmou que, no geral, o evento foi produtivo. “Eu acho que conseguimos atingir nosso objetivo. O intuito da Biblioteca é esse, trazer novos leitores e levar literatura o mais longe possível”, declarou.

O Secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco destaca que outra importante contribuição da organização da Feira foi o resgate dos valores locais. “Em todos os momentos, desde a escolha do patrono, como também na definição da programação da feira, procuramos valorizar e promover os talentos culturais locais” afirmou. Além do patrono, o escritor bentogonçalvense Remy Valduga, outros projetos inéditos contribuíram para destacar a produção literária do município, como a exposição em homenagem aos escritores locais, com a participação de 65 autores e da instalação de uma banca exclusiva para venda de livros na Feira.

                                     

As oficinas de criação literárias, a contação de histórias, as palestras e os debates com os escritores nas escolas, o troca- troca de livros, os preços promocionais na feira, tudo acabou por contribuir para que mais pessoas adquiram o hábito da leitura. De acordo com o Diretor da Biblioteca Pública Castro Alves, Evandro Matana  somente o projeto Literatura em Movimento através do Troca-troca de livros registrou a marca de 800 livros na feira.

                                        

Entre os livros mais vendidos na 28ª Feira do Livro de Bento Gonçalves estão títulos de todos os gêneros:

1)“Inferno”, de Dan Brown
2)“Diário de um Banana”, de Jeff Kinney,
3) "Jango”, de Juremir Machado da Silva
4)"O Silêncio das Montanhas”, de Khaled Hosseine
5) "A Culpa é das Estrelas”, de John Green

Entre os livros dos autores que estiveram na feira os mais vendidos foram:
1) “As Cinco Pontas de uma Estrela” (2011), de Marcelo Spalding
2) “Meus Livros, Meus Filmes e Tudo Mais”, de Cláudia Laitano
3) "Jango”, de Juremir Machado da Silva
4) “Adega Imaginária”, de Armindo Trevisan



A 28ª Feira do Livro foi promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura com apoio da Fundação Casa das Artes e do SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário